domingo, 2 de fevereiro de 2014

UMA VISÃO DEMOCRÁTICO-SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO DF

Uma política de melhor distribuição social da riqueza, que aproxime mais as classes sociais, que melhore o nível de satisfação das camadas populares, fazendo com que a riqueza se distribua de maneira mais equitativa, pode ser a base de uma atitude desenvolvimentista para reforçar a democracia no Distrito Federal. Estender a toda população os benefícios civilizatórios hoje reservados às oligarquias é uma questão de lealdade histórica à ética na política.
É vital à segurança do cidadão que o investimento no setor público e no setor privado atinja a sociedade brasiliense no seu todo, eleve o seu padrão de vida e crie um número crescente de empregos requeridos pelo aumento e ativação da população local. O estímulo à regulamentação do trabalho (que se encontra em condições cada vez mais precárias para o trabalhador), bem como maior investimento em ciência e tecnologia poderiam ajustar um projeto de desenvolvimento para o Distrito Federal.
É importantíssimo o investimento em educação e cultura, numa ótica que encare a escola em tempo integral como formadora de cidadania a partir de sua adequação à realidade local integrada à visão nacional e a uma decente governança mundial.  O Distrito Federal precisa de um planejamento educacional que veja o cidadão como protagonista de sua época na transformação das estruturas sociais vigentes.
Nesse aspecto, é na escola pública que está a maior possibilidade de democratização interna do ensino, pois é lá que as diversas classes sociais podem entrar em contato e formar-se uma consciência comum para encarar o destino da cidade e da Nação. É no campo da educação e da cultura que se pode aproximar a população da ciência, da arte e da técnica e colocá-la em condições evolutivas.
 A educação deve voltar-se não só para os jovens, mas também para a formação e aprimoramento dos trabalhadores da cidade e do campo, dos pais e das mães, e para a recuperação de presidiários.
Essa visão muito pode contribuir para um compromisso histórico, trabalhando a construção de espaços de esperança, em união que agregue todas as forças políticas, para preservar e fortalecer condições que possam assegurar a continuidade da democracia representativa em compasso com formas cada vez mais crescentes de democracia direta e participativa, legitimando a liberdade e apostando no desenvolvimento econômico-social sustentável.

(Cruzeiro-DF, 2 de fevereiro de 2013)

Um comentário:

  1. E de conhecimento geral que o df ainda não conseguiu resolver os problemas que afeta a sociedade,sendo eles:economico,social e politico.Embora,brasília tem um padrão de vida mais elevado do que em outros estados,essa está mal distribuída,concentrada nas mão da minoria,enquanto a população sofre as consequências da violência,descaso com a saúde,em fim isso tudo é fruto da péssima administração publica.Pronto falei!

    ResponderExcluir